Temperatura da Cerveja

Compartilhe

A temperatura da Cerveja influência muito sensorialmente na hora de degustar uma boa cerveja. A dúvida que fica: Qual a temperatura ideal? Muitos dizem que estupidamente gelada, mas na verdade estão muito enganados.

Com temperaturas muito baixas, congelamos nossas papilas gustativas, que são pequenas células extremamente complexas e sensíveis, elas são responsáveis por enviar ao sistema nervoso, por meio da saliva, as informações de paladar que o cérebro identifica.

Então, quando estão em temperaturas mais altas, realçam aroma, sabor, corpo, acidez e doçura e quando estão mais baixas, realçam refrescância, amargor, carbonatação e secura, perdendo itens importantes como aroma, corpo e sabor.

12º - 16ºc

Os estilos mais conhecidos por esse tipo de serviço são as cervejas mais extremas, ricas em sabores e mais encorpadas, como as Trapistas de forma geral, Belgas, Strong Ales, Barley Wine que são super alcoólicas, as Stouts  e Bocks mais fortes.

8º - 12ºc

Para sentir melhor os aromas e sabores presentes que as cervejas apresentam, essa é a temperatura ideal. Alguns estilos mais complexos ficam mais interessantes , como a Pale Ale, Vienna, Rauchbier, Amber Ale, Porter, Tripel e Bock tradicional.

2º - 5ºc

Temperatura recomendada para as cervejas de trigos leves, as Lambics de frutas, Witbier e Cervejas Claras em geral, despretenciosas e refrescantes.

0° - 2ºc 

Ideal para algumas Lagers, Light Lager, e cervejas sem álcool. Pra quem procura refrescância.

Claro essa tabela da temperatura não precisa ser seguida à risca. O gosto pessoal e a ocasião podem fazer com que você prefira apreciar alguma delas um pouco mais gelada do que o indicado e não há mal nisso.

Cheers!

 

 

Compartilhe